quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pontes em Arco

Pontes em Arco


As estruturas em arco permitem o emprego do concreto armado convencional em grandes vãos com pequeno consumo de material. O eixo do arco pode ser projetado em coincidência com a linha de pressões devida à carga permanente, aproveitando, assim, a boa resistência a esforços de compressão proporcionada pelo concreto.
Ponte Manoel Ribas – União da Vitória PR

O arco, com sua forma curva desenvolvida segundo a linha de pressões, devido ao peso próprio, é o tipo estrutural mais apropriado para os materiais de construção denominados “maciços” (pedras, concreto), desde que o terreno de fundação seja resistente e que o empuxo do arco possa ser absorvido por uma fundação economicamente viável. As pontes em arco, executadas com pedras naturais de boa qualidade possuem durabilidade praticamente ilimitada e, via de regra, não necessitam de juntas de dilatação. No caso do concreto, entretanto, é preciso levar em consideração as deformações devido à retração, à variação de temperatura e à fluência, o que tem influência na forma do arco e torna necessária a existência de juntas.

As estruturas em arco podem ser projetadas com tabuleiro superior, sustentado por montantes, ou com tabuleiro inferior, sustentado por tirantes ou pendurais. Existe ainda o sistema misto com o arco intermediário, sustentado lateralmente por montantes e, no centro, por pendurais.

As pontes em arco com tabuleiro inferior são mais indicadas para pequenos vãos e para grandes vãos utiliza-se a ponte em arco com tabuleiro superior. As pontes em arco com tabuleiro intermediário são menos utilizadas uma vez que a interseção do arco com o tabuleiro representa problemas construtivos

Parte do Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia Civil - UNIVALI - 2007 - Matheus G. Lauriano Leme


2 comentários:

Wilson Gasino disse...

Gostei do Blog. Bem vindos à blogosfera. Já botei nos meus favoritos. Bjs e abs.

Unknown disse...

Onde poderia conseguir cópia das plantas da ponte Manoel Ribas (Ponte Nova), sabe vc?